Benefícios da Hatha Yoga

Praticantes de Yoga tendem a ter uma percepção mais nítida da presença do bebê

A prática de Hatha Yoga promove saúde e bem estar para a mulher e o bebê. Dinamiza os recursos internos da gestante, como sua força e sabedoria instintivas, para que possa viver com confiança e tranqüilidade o parto e o pós-parto. Lembrar que andam juntas a entrega confiante à Natureza e a confiança em sua própria natureza.

No esquema de cada aula há uma adaptação das práticas às necessidades individuais, considerando, por exemplo, a idade gestacional das presentes.

Yoga trabalha com prana (energia), visando facilitar a remoção dos obstáculos para que este possa circular livremente em todas as áreas do corpo e da mente. Trikonasanas para ganhar flexibilidade, etc.

Benefícios Corporais

O livre fluxo de sangue promove maior aporte de oxigênio às células. Dessa maneira está se combatendo cãimbras e varizes que, em parte, se devem à má oxigenação. Combate-se a fadiga exagerada.

As praticantes de Yoga se conscientizam dos diversos níveis de respiração nos pulmões. Respirar corretamente, tanto durante as aulas, quanto na vida quotidiana, garante um bom suprimento de oxigênio e boa eliminação de gás carbônico.

As gestantes praticam exercícios respiratórios bem como certas manobras e posições que utilizarão no trabalho de parto, durante os períodos de dilatação e expulsivo. Realizam exercícios que fortalecem e tornam flexível o períneo.

Trabalham muito sua coluna com ásanas e exercícios que promovem alongamentos, flexões e ondulações do tronco. Além disso, a correção postural contribui para combater azia, falta de ar e dores na região lombar. São incentivadas a realizar alguns exercícios por conta própria, além dos praticados em aula, com o intuito de chegarem com boa forma e boa disposição ao final da gestação. Favorecendo as emoções positivas.

Benefícios Emocionais

Yoga ajuda a gestante a adaptar-se a mudanças internas e externas, a vencer os próprios temores e a afugentar pensamentos negativos, a influenciar positivamente a seu próprio psiquismo. Combate a tendência a deixar a mente ocupada. Leva-a a duvidar menos do funcionamento do próprio corpo: por exemplo em relação ao desencadeamento do trabalho de parto, à produção e ejeção do leite, etc.

A uma maior tranqüilidade emocional corresponde maior liberação do hormônio endorfina na corrente sangüínea. Ele é um anestésico natural, o que traz grandes benefícios para a hora do parto, diminuindo a intensidade de possíveis dores e incômodos.

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Certas práticas respiratórias (pranayamas) constituem um instrumento poderoso de tranqüilização. Favorecem a livre circulação de energia pelos nadis, reequilibrando polaridades, apaziguando conflitos emocionais. Exemplo: Nadi-sodhana - as narinas alternadas.

Praticantes de Yoga tendem a ter uma percepção mais nítida da presença do bebê e se sentem mais preparadas para detectar as necessidades da criança no pós-parto.

Praticantes de Yoga são menos propensas a viver sérios distúrbios psicológicos no pós-parto. Além dos benefícios obtidos a partir da prática de Yoga, nos Encontros do Grupo, a coordenação trabalha intensamente no sentido da prevenção de tais distúrbios. Pranayamas para aquietamento mental.

Benefícios Espirituais

Yoga leva-a a entrar em contato com as forças cósmicas das quais se nutre por todo esse fantástico processo da gestação. Do ponto de vista espiritual vai se fortalecendo seu poder de gerar uma nova vida. Talvez vivencie, para além da densidade material de seu corpo, a essência divina que a tudo anima.

O nascimento do filho pode ser vivido como uma experiência transcendente, talvez como uma das mais profundas experiências da vida. Quando uma criança nasce, renova-se a esperança de uma humanidade melhor, pois a criança traz o potencial de transformação de que o mundo tanto necessita.

Claudia Mariante

Psicóloga (CRP 05/0999), Professora de Yoga (ABPY 0320) e coordenadora de grupos de gestantes desde 1989

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