Depoimentos

Clique sobre o box para ler

Simone Dealtry  

"Eu sou muito grata às aulas para gestante da Cláudia e pelos encontros semanais com os companheiros. As aulas de fato influenciaram diretamente na conquista do meu sonho por um parto humanizado. Com a ajuda dos exercícios para o períneo eu não tive nenhuma laceração, mesmo dado à luz a um bebê grande. Durante o trabalho de parto eu utilizei todos os tipos de respiração que a Cláudia me ensinou, desde aquele que acalma, que abaixa a ansiedade, pois sou muito ansiosa, desde aquele que dá mais força e energia. Tudo ocorreu da melhor forma possível. Além disso, as informações adquiridas durante os encontros foram muito válidas para mim e para o meu marido, principalmente no quesito amamentaçao, que foi a minha principal dificuldade no pós parto."

Claudia Santos  

"Decidi participar do grupo de gestantes, inicialmente, por causa das aulas de yoga , pois pretendia ter uma gestação saudável e tranquila. As reuniões semanais do grupo foram uma boa surpresa, pois a troca de experiências com outras gestantes e as orientações da Claudia Mariante se mostraram bastante úteis e reconfortantes no decorrer da gravidez e nos primeiros dias em casa com meu bebê. Felizmente consegui ter um parto normal, e por entender cada etapa do trabalho de parto, fiquei calma e focada durante todo o tempo. Também segui muitas das dicas aprendidas com o grupo nos primeiros cuidados com o bebê e na amamentação. O grupo de gestantes é sem dúvida uma ótima maneira de se preparar para as novidades e surpresas da gestação e da maternidade, além de ajudar a manter a forma durante a gravidez."

Bianca Ribeiro

"Participar do Grupo de Gestantes coordenado pela Cláudia Mariante fez imensa diferença para mim durante a gestação. 'Mãe de primeira viagem', cheguei aos momentos finais da gestação com relativa serenidade e até mesmo com a ansiedade sob controle, graças à experiência e ao conhecimento transmitidos tanto pela Cláudia, quanto pela Vitória Pamplona, profissionais hábeis no trato das principais questões que inquietam as futuras mamães e papais. Sou eternamente grata às duas e também às demais colegas do Grupo, que compartilharam seus medos, aflições e dúvidas."

Gisele e Carlos

"Os gêmeos nasceram de parto normal no dia 04/06/2013, aqui em Florianópolis, com o médico Marcos Leite. Foi muito bom e estamos curtindo bastante, apesar do trabalho! As aulas de yoga e do Grupo de Gestantes aí no Rio foram muito boas e me ajudaram muito a me preparar para o parto. O parto normal foi realmente inesquecível. Tive o acompanhamento de uma doula, do marido e do médico. Usamos a banheira, mas os bebes nasceram na cadeira. Usei apenas ocitocina, mas não precisei de anestesia e de nenhuma outra intervenção. O Ravi veio primeiro depois de 4 horas de trabalho de parto. Depois de ter nascido, foi colocado na minha barriga e já começou a mamar o colostro. Ficou mamando por quase uma hora, quando as contrações voltaram. O Theo veio 1 hora e meia depois do Ravi, e foram apenas três contrações para que ele saísse. O segundo bebê foi muito tranquilo e quase não senti dor. Foi muito bacana e eu nunca vou me esquecer. Não tive nenhuma sutura no períneo e a recuperação foi muita boa. Dois dias depois já estava subindo os quatro andares de escada do prédio onde moro.

Obrigada por tudo ...por criar uma atmosfera onde o parto normal é normal! Forte abraço"

Carolina Vasques

"Conheci o Grupo de Gestantes quando já estava com 6 meses de gestação, quando já estava cansada de procurar por espaços que oferecessem atividades (preferencialmente Yoga) voltado para mulheres grávidas.

Assim que entrei em contato com a Cláudia, fui recebida de maneira muito acolhedora e me senti muito confortável com a sua experiência... Sabia que, finalmente, poderia me exercitar com segurança; afinal, seria acompanhada e orientada por uma profissional experiente e séria. A prática de Yoga durante os meses seguintes da gestação foram extremamente importantes para que tivesse controle e maior consciência das mudanças que estavam acontecendo com o meu corpo, assim como me preparasse para o parto.

Os benefícios dessa prática foram fantásticos: me senti muito mais disposta para desenvolver as atividades do dia-a-dia; exercitei a minha flexibilidade, o que me permitiu explorar movimentos que a maioria das pessoas acreditam que mulheres grávidas não podem realizar, assim como tive uma recuperação excelente após o parto  cesáreo. Outro grande benefício vivenciado no Grupo foi a oportunidade de compartilhar com outras gestantes suas expectativas, dúvidas, anseios e encontrar na Cláudia maturidade, experiência e paciência para discutir com a gente temas ligados a gravidez, parto, pós parto e primeiros cuidados com o bebê. Após o nascimento do Pedro, eu "navegava" em um universo ainda desconhecido e muito novo para mim, mas o que me tranqüilizava é que tudo que podia e estava para acontecer, havia sido discutido no Grupo e isso me deixava muito mais segura quando me deparava com essas situações.

O diferencial do trabalho da Cláudia é que a mesma desenvolveu e aperfeiçoou ao longo dos anos um trabalho desenvolvido especificamente para gestantes, o que é raro de encontrar no mercado.. ela definiu seu público alvo e tem vasto know-how no tema. Eu participei e recomendo o GG para futuras mamães!"

Renata Cavalleiro  

"Apesar de sempre ter me dedicado aos mais variados esportes e atividades físicas ao longo da vida, só vim a descobrir a yoga no Grupo de Gestantes da Cláudia.
Comecei quando já estava com cerca de seis meses de gravidez, pois neste estágio eu já não podia mais pegar ondas. Então, para complementar a natação e as caminhadas que já vinha fazendo, a escolha pela yoga me pareceu a melhor opção para me preparar para a chegada da Alice, minha primeira filha.

Me identifiquei de cara. As aulas, as companheiras de turma, as dicas todas que eu estava recebendo foram fundamentais. Mais do que uma atividade, o grupo representa uma oportunidade de auto-conhecimento, cultivo de amizades e de bem estar."

Ilka Vilardo  

"'Esperei' um filho por quase 25 anos - impedimentos de várias naturezas, mas nos últimos dez anos foi dificuldade de engravidar. Quando finalmente escutei um coraçãozinho batendo em minha barriga no  exame de ultrassom, pensei - "esse agora vai vingar, lindo, saudável, maravilhoso e eu farei tudo para levar esta gestação da melhor maneira possível - corpo, alma e mente".

Quando entrei no quarto mês encontrei uma amiga, que nem mora mais no Rio, e ela  foi taxativa - "vá para o grupo de gestantes da Cláudia Mariante, em Copacabana"; "mas eu nunca fiz yoga", respondi, "moro longe", "já faço minha terapia", ela insistiu "me prometa ir uma vez para experimentar, e depois você mesma verá". Como acredito que nada é por acaso, lá fui eu, ainda um pouco hesitante. E foi a melhor coisa que eu poderia ter feito. A yoga me ajudou a ter contato íntimo com o meu filho desde os primórdios; os exercícios e as vivências me deram confiança para saber que seria capaz de levar uma gestação saudável e um bom parto ; e também o fato de poder compartilhar com outras futuras mamães (tão diferentes entre si, mas que tinham em comum o momento maravilhoso que todas nós estávamos vivendo) tantas dúvidas, dádivas, anseios, inseguranças e emoções, tudo isso fez toda a diferença na minha gravidez e agora em minha maternidade , sereníssima.

Vou falar igual  à minha amiga, agora com conhecimento de causa: "se você está grávida, vá correndo para o GG da Cláudia, nem que seja para uma aula experimental. Seu filho agradece"."

Pavlos Euthymiou  

"O Curso de Gestantes da Cláudia Mariante não só respondeu a muitas dúvidas que marinheiros de primeira viagem como nós tínhamos, mas também nos deu a oportunidade de trocar ideias, expectativas e experiências com outros pais grávidos. Para mim, como futuro papai, foi também uma rara oportunidade de ouvir e falar sobre um momento tão importante e normalmente só focado nas mães. Recomendo o curso a todos que querem se preparar com mais carinho e conhecimento para a chegada do seu bebê."

Claudia França Euthymiou  

"Que prazer passar minha gravidez ao lado de Cláudia Mariante.
Engravidei, pela primeira vez, aos 41 anos, com a pessoa certa, no momento certo da vida. E tive a felicidade de buscar informações com a Cláudia já no 2º mês de gestação .
Os ensinamentos dela vêm totalmente de encontro ao que eu queria da minha talvez única gravidez . Eu sentia a vida pulsando dentro de mim. Eu sentia mais do que em qualquer outro momento da minha vida, que Deus estava segurando a minha mão. Literalmente. E foi assim que eu passei os 9 meses. Como a natureza que recebe a primavera de ventre e coração abertos, tendo certeza que as flores, depois o fruto, e então o amadurecimento e queda deste vão sempre de encontro à Vida.
E assim, naturalmente, deixei que a Vida me guiasse, como que somente sendo o palco para o milagre do Amor.
A Cláudia Mariante me fez ver que realmente a gravidez pode ser assim como eu sentia. Que bastava que eu deixasse a Mãe Natureza seguir seu fluxo, sem ansiedade ou medo. E foi o que fiz.
Agradeço de coração todos os ensinamentos e atenção que recebi até o último dia antes do parto . Agradeço também a oportunidade de conhecer um grupo de mães fantásticas que mantenho até hoje.
Obrigada Cláudia Mariante, por me deixar sentir orgulho de ser eu mesma."

Nathalie Kuperman  

"Quando entrei no quarto mês de gravidez , comecei a freqüentar o grupo de gestantes . A experiência para mim foi incrível. As aulas com a Claudia me ajudaram e muito a ter uma gravidez saudável e tranqüila. Posso dizer que foram fundamentais para eu conseguir ter meu filho de parto normal , algo que eu desejava muito, mas tinha mil medos. Com o tempo e a prática na Yoga e também as nossas conversas com a Claudia e a Vitória, fui aprendendo a superá-los todos. Nos nossos encontros semanais, tive a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas em relação à gestação , parto, amamentação e cuidados com o bebê . No tão esperado dia D, eu estava bem preparada e fiquei muito tranqüila em todo o desenrolar do parto . Também participei do curso de Shantala e pratico no Bernardo desde que ele tem 1 mês. Ele adora, relaxa muito, é uma troca maravilhosa entre nós. Claudia, me aguarde para o segundo filhote!!"

Christiane de Assis Pacheco  

"Para mim, mãe de primeira viagem, cheia de dúvidas e ansiedades, o Grupo de Gestantes está sendo fundamental. Além dos exercícios de ioga que têm me preparado para as mudanças do corpo e da mente, é muito tranquilizador receber informações atualizadas sobre amamentação, parto , cuidados com o bebê , etc. O encontro com outras grávidas também é bastante enriquecedor, pois podemos trocar impressões e compartilhar nossos temores, problemas e expectativas."

Maria Cristina López Areiza  

"São muitas as dúvidas que apareceram quando soube que iria ser mãe. Embora existam depoimentos e fontes muito acertadas das atitudes e procedimentos que devem ser adoptados, cada historia é unica e fantastica. Peço a Deus que conserve o grupo de gestantes como fonte geradora de amor e confiança para todas as futuras mães. Agora estou mais confiante e sei que mesmo errando, coisa que é natural, serei capaz de transmitir o amor com o espiritu aberto para que a natureza me ensine o restante...
MUITO OBRIGADA."

Maribel Carvalho Suarez  

"Meu objetivo inicial era trabalhar, através do yoga, o corpo. Encontrei muito mais do que isso. Nesse período físico e emocionalmente intenso foi um prazer e uma sorte contar com a experiência, o conhecimento e a atenção de profissionais como Cláudia e Vitória. A cada encontro, elas me ensinaram a importância de estar atenta àquilo que se passa com o corpo e a mente. Com os exercícios e as conversas, ajudaram a me preparar para o parto, mas também para a vida. Esse olhar cuidadoso para si mesma foi um pouco do que aprendi e tento praticar hoje em dia.

Cláudia e Vitória exercem esse trabalho com responsabilidade, respeito e, sobretudo, carinho - e isso é raro nos dias de hoje. Por isso, sempre lembro delas com muita gratidão e o desejo que a vida lhes retribua tudo de bom que proporcionam às pessoas que ali se reúnem."

Ítala Maduell  

"Nunca fui zen. Equilíbrio e elasticidade não são meu forte. Então, fazer religiosamente yoga duas vezes por semana, nos últimos cinco meses, tem sido... um grande prazer. Hoje, com um barrigão de 9 meses, respiro e durmo melhor que antes, me sinto ágil, bem-disposta, fortalecida. O que transparece em atos cotidianos normalmente dificultados na gravidez, como cortar unhas dos pés. E o que seria apenas a sensação do dever cumprido - cuidar do corpo durante a gravidez - fica como lição pra vida inteira. Com Cláudia Mariante, (além de relaxar e de manter a forma enquanto esperava Sofia e me preparava para ela), desenvolvi a capacidade de lidar sem sustos com as incríveis alterações internas e externas, por que passa uma mulher em gestação. Saio transformada. E pronta para outras!"

Márcia Rinaldi e Renato Machado  

"Aos 36 anos, fiquei grávida do Pedro.

Aos 36 anos eu já conhecia diversos aspectos da vida, mas não sabia muito sobre estar grávida . Eu não tinha noção de quantas sensações até então desconhecidas me invadiriam.

Por volta do 4º mês de gravidez , comecei a sentir uma necessidade de entender o que estava realmente acontecendo comigo, com o meu corpo, com as minhas emoções, com a minha relação com o Renato e com o mundo. Foi aí que o Grupo de Gestantes entrou nas nossas vidas.

Esperávamos com muita ansiedade o dia da reunião do grupo , pois este era o momento em que podíamos dividir as nossas descobertas, dúvidas, ansiedades, preocupações, felicidades etc. com pessoas que estavam vivendo a mesma realidade e falando a mesma língua. O Grupo de Gestantes era o espaço que realmente precisávamos neste momento tão ímpar de nossas vidas, pois lá nossas emoções podiam ser expostas sempre com respaldo profissional e ético.

Mas certamente o que sempre me chamou mais a atenção foi a maneira como estes encontros eram conduzidos: de uma forma muito carinhosa, séria e profissional. Cláudia e Vitória possuem a primordial característica de saber respeitar as diferenças, propiciando, desta forma, que uns possam se ver nos outros por meio da diversidade e dos pontos em comum que vão surgindo no decorrer das falas, dos relatos.

Posso dizer que nos sentíamos gerando e sendo gerados. E o melhor: várias de nossas "encucações" ficaram por lá! E olha que não eram poucas...

Agora o meu filho está com 1 ano e 7 meses. Encontro-me em um estado de paixão e encanto constantes. Não existe sensação mais fascinante no mundo do que a de poder aprender a ser mãe! E posso afirmar que o Grupo de Gestantes teve (e ainda tem) uma participação fundamental neste tão bem-sucedido caso de amor."

Fernanda, Cláudio e Carolina  

"A participação no grupo contribui em vários aspectos: ajuda-nos a refletir sobre a nova condição de gestante e futuros pai e mãe ; desmistifica algumas questões e medos; nos dá orientações importantes com relação ao parto e ao cuidado com o bebê, além de promover uma sociabilidade com outros futuros pais. Com tudo isso, a participação no Grupo de Gestantes promove o que eu considero o fundamental: nos dá ferramentas pra lidar com as situações mais estressantes ou angustiantes que surgem no início, como por exemplo, o choro da madrugada, o leite que demora a aparecer, entre tantas outras. Ficamos com uma certa imunidade aos ti-ti-tis de todos, pois já temos algum suporte para respirar fundo, entender o que acontece e decidir por nós mesmos a melhor condução para uma situação "difícil". Isto nos dá mais tranqüilidade para lidar com o nosso bebê e saber que somos capazes de cuidar da melhor maneira - a nossa maneira.
Pra gente a participação no Grupo foi muito especial, e muito do que vivenciamos segue adiante conosco no cuidado da nossa querida filhota."

Ilana Nahm  

"Quando soube que eu estava grávida, percebi em pouco tempo que a melhor forma de viver aquele período tão importante, seria entrando em um contato mais profundo comigo mesma e principalmente com o bebê que eu estava gerando. Com isso, procurei a Yoga para gestantes, e tive a grande sorte de encontrar o grupo coordenado pela Cláudia Mariante. Nesse grupo, descobri que não se tratava apenas de desenvolver esse novo contato comigo mesma e com meu bebê, mas também de participar de encontros que me permitiram trocar com outras gestantes dúvidas, medos e informações sobre aquele momento. Percebi ainda mais como a gestação é um período único na vida de uma mulher, e que é preciso vivê-lo intensamente, explorando todos os sentimentos e sensações que nos assomam nesse momento. Sem dúvida nenhuma, o grupo da Cláudia e da Vitória me trouxeram essa oportunidade, ou seja, de viver ainda mais e melhor a minha gestação. A Yoga e o grupo também me ajudaram muito durante o parto e continuam me ajudando nos cuidados com a minha bebê. Certamente, lá encontrei o espaço onde pude vivenciar a minha gravidez de forma plena."

Claudia Mariante

Psicóloga (CRP 05/0999), Professora de Yoga (ABPY 0320) e coordenadora de grupos de gestantes desde 1989

claudia@grupodegestantes.com.br

Local: PontoHarmonia
Rua Siqueira Campos, 43 sala 636,
Copacabana, Rio de Janeiro, RJ.

Telefone: (21) 2548-0958