Yogalates

Características do Yogalates

A aula integra os benefícios do milenar Yoga com os do método Pilates. Ambas as práticas seguem alguns dos mesmos princípios, ou seja: total concentração no que se está fazendo a cada momento; consciência plena da respiração; ambos dão enorme importância à sincronização dos movimentos com a respiração; nenhum grupo muscular fica sobrecarregado; como o número de repetições é pequeno, o foco da aula é a qualidade; todos os esforços são feitos na expiração.

Pilates: A técnica de Pilates exige: respiração, concentração, controle, centramento, fluxo do movimento, precisão. Pilates é um método completo para desenvolver força, flexibilidade e coordenação motora. Tem como objetivos produzir fluidez e consciência do movimento, um perfeito alinhamento postural e saúde plena.

Yoga: De maneira geral numa aula de Yoga, todos os movimentos são lentos e rítmicos. Os exercícios combatem o stress, liberam a endorfina, substância que regula nossas emoções. Se a produção de adrenalina aumenta quando sentimos ansiedade, medo, a produção de endorfina, com seu efeito calmante e de bem-estar, aumenta quando se pratica Yoga.

Lembrar que, ao se aproximar o final da gestação, grande parte das gestantes teve que lidar com os incômodos edemas nas mãos e nos pés; com a crescente sensação de peso no abdome, região do soalho pélvico; teve de conviver com a sobrecarga de sua coluna, principalmente de sua região lombar e assim por diante. Por todas essas razões, passado um tempo do nascimento do bebê, é fundamental que a mulher comece a dedicar um tempo a si mesma, dando início à prática de exercícios apropriados.

A união de Pilates e Yoga torna-se algo valiosíssimo para as mães. Modalidades de exercícios que envolvam a respiração e a concentração, são fundamentais para alívio de tensões e do stress, super frequentes no pós-parto.

Yogalates atende às necessidades das mães que necessitam trabalhar simultaneamente sua força, flexibilidade, agilidade, seu equilíbrio e seu alinhamento postural. Os exercícios de Yogalates vão estabilizar a região lombar, através do fortalecimento de músculos do abdome, do assoalho pélvico, etc.

As aulas sempre terminam com um bom relaxamento, com as mães deitadas ou sentadas, aconchegadas junto aos bebezinhos, muitas vezes dando-lhes de mamar. Sabe-se que uma respiração lenta e profunda reduz os níveis de cortisol. Baixos níveis de cortisol baixam o nível de stress, gerando sensação de bem-estar. Por isso, em vez de deixar o Ponto Harmonia exaustas, as alunas, as mães, deixam as aulas bem dispostas e revigoradas.

Claudia Mariante

Psicóloga (CRP 05/0999), Professora de Yoga (ABPY 0320) e coordenadora de grupos de gestantes desde 1989

claudia@grupodegestantes.com.br

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